Os direitos da pessoa com deficiência são diversos, e buscam promover a inclusão Confira no conteúdo quais são os principais.

Os direitos da pessoa com deficiência são assegurados pela Lei Brasileira nº 13.146 de 6 de Julho de 2015, que assegura e proporciona, de forma igualitária, o exercício dos direitos e liberdades fundamentais para toda pessoa com deficiência, buscando a inclusão social e de cidadania.

No entanto, muitas pessoas com deficiência ainda sofrem preconceito e discriminações, tendo os seus direitos violados.

Por este motivo, é importante conhecer o disposto nesta lei, garantindo assim que as determinações sejam cumpridas e os direitos respeitados. Continue a leitura e fique por dentro do que traz esta lei!

 

Direitos da pessoa com deficiência garantidos por lei

A lei citada traz o Estatuto da Pessoa com Deficiência, esse documento aborda os direitos da pessoa com deficiência nos mais variados âmbitos. Confira:

Saúde

 

Educação

 

Educação profissional

 

Isenção de impostos

 

Preferência de atendimento

 

Trabalho

 

Transporte

 

Benefícios

Terá o direito de benefício de um salário mínimo mensalmente, a pessoa com deficiência que provar que nem ela e nem a sua família podem prover a sua manutenção.

 

Auxílio a reabilitação psicossocial

Direito a benefício de um ano, podendo este ser renovado caso a pessoa ainda não esteja em condições para se restabelecer na sociedade, para a assistência, acompanhamento e integração social para pessoas com deficiência e transtornos mentais e com histórico de internação psiquiátrica.

 

Uso de cão guia

Deficientes visuais têm o direito de ingressar, transitar e permanecer em todos os locais públicos e privados de uso coletivo, acompanhados de seu cão guia.

 

Conhecer os direitos da pessoa com deficiência é uma forma de garantir que estes sejam cumpridos e respeitados conforme o código civil estipula.

Quando estes direitos são negados a qualquer pessoa com deficiência, constitui-se crime.

Diante disso é primordial conhecer e entender o descrito nesta lei, para que assim seja possível exigir seus direitos e garantir que sejam respeitados.

Para mais informações sobre o assunto, continue acompanhando o nosso blog!

Deixe um comentário